Seguidores

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Tudo depende de quem está por trás da ação



















Tudo depende de quem está por trás da ação (parte 9)

A espiritualidade é possível, mas um 


homem não deveria ser só espiritual, ele deveria ter algum senso estético também.

A questão é a seguinte: se você me perguntar: "É essencial ter um quadro de Picasso em meu quarto para ser espiritual?", eu direi que não é essencial. Você pode ser espiritual sem um quadro de Picasso; nenhum quadro é necessário.

Mas ter um quadro no quarto é estético - cria um ambiente de arte ao redor de você, um sentido de beleza. E, uma vez que você entende essa diferença, não será um fanático, porque a arte não cria fanatismo.

Dessa forma, a arte é menos violenta que as suas assim chamadas religiões - estas criam o fanatismo.

Osho, em "A Revolução: Conversas Sobre Kabir"
 

Tudo depende de quem está por trás da ação (parte 10)

Se você escreve poesia, se pinta ou se dança, não temnada a ver com espiritualidade. Só pintando, você não vai se tornar espiritual. Um homem não necessita tornar-se um pintor para ser uma pessoa espiritual; a espiritualidade é separada.

Mas um homem espiritual pode gostar de pintar. Os mestres zen têm escrito poesias, e os seus haikais são alguns dos maiores insights em beleza, em esplendor, em realidade.

Ninguém foi tão profundo como os poetas zen, e com algumas poucas palavras. Eles escreveram uma poesia tão magnífica - para escrever essa poesia outros precisam escrever livros, livros grandes; eles continuam a escrever e escrever, e mesmo assim não se encontra muita poesia.

Mas isso nada tem a ver com espiritualidade. A espiritualidade é possível sem se ser um poeta, sem se ser um dançarino, sem se ser um músico. Mas se você é um músico, um poeta, um dançarino, sua vida será mais preenchida. A espiritualidade estará no centro e todos esses valores estarão sobre a circunferência. Você terá uma vida mais rica.

Osho, em "A Revolução: Conversas Sobre Kabir"

Nenhum comentário:

Postar um comentário