Seguidores

sábado, 28 de abril de 2012

REFLEXÕES PARA O FIM DOS TEMPOS


REFLEXÕES PARA O FIM DOS TEMPOS


Paro aqui para pensar em como o mundo mudou! As mudanças acontecem em todos os segmentos e consequentemente dentro das pessoas! Procuro um ponto de referência para compreender essa nova sociedade que se descortina diante de nossos olhos atônitos a qual mal acompanhamos suas profundas mudanças.
Desde as Grandes Navegações, o mundo caminha para ser globalizado. As pessoas se deram conta do mundo que vai além do lugar onde nasceram. Os navios arrancaram os pés dos homens da terra. Isso mexeu profundamente com as sociedades medievais e tudo começou a mudar numa velocidade com aceleração progressiva. Deu-se o início das grandes transformações, a partir das quais os homens puderam questionar valores e virtudes, além de se aproximarem uns dos outros, num verdadeiro advento evolutivo.
Depois dos navios, a revolução industrial, com a fabricação de artefatos cada vez mais perfeitos no auxilio da vida prática, diária.
No aperfeiçoamento das máquinas e motores, o avião veio para revolucionar definitivamente as mudanças, provocando um processo migratório em larguíssima escala. As culturas se misturam ainda mais! As pessoas tendem a compreender umas às outras, apesar das diferenças de cor, raça, credo e lugar. Certamente é para este fim que o mundo caminha a passos largos.
Nos últimos cinquenta anos, vimos através da comunicação de massa, o coroamento da globalização iniciada pelos navios. A comunicação de massa, que nasceu das descobertas eletrônicas, mudou completamente os hábitos do mundo. As pessoas passaram a se relacionar de tão perto, que podemos dizer que a distância não mais existe.
Numa tentativa e com o objetivo de compreensão desta evolução tecnológica, faço esta viagem no tempo e vejo como mudamos! E estamos crescendo, sem dúvidas!
Sob nosso olhar atônito, vemos o nascimento de instrumentos que modificam uma sociedade a ponto de torná-la irreconhecível àqueles que nela viveram cem anos atrás. Quando penso nisso tudo, não posso deixar de me reportar a Einstein que nos mostrou que o espaço e o tempo não são absolutos como sempre pensamos.
Da mesma forma, penso na ciência. Enchemos a boca para falar das comprovações científicas, como se seu aval nos trouxesse verdades incontestáveis e imutáveis!
A ciência não é absoluta. Ela é, simplesmente, um conjunto mágico de regras e atitudes que funcionam num determinado contexto limitado da experiência.
E o que é a pesquisa científica? Nada mais que sonhos! Dentro dos quais o raciocínio, a meditação, a imaginação, a intuição e o cálculo se entrelaçam.
Compreendo que o universo e todas as coisas nele contidas, incluindo nós mesmos e nossas mentes, podem ser explicados combinando-se considerações espirituais, psicológicas, referentes à física quântica e à relativização da matéria.
Devemos ter coragem para abrir as portas da imaginação.
Por esta mesma porta entrarão novas descobertas, advindas deste processo mágico.
Sugiro que deixemos de lado, ao menos temporariamente, críticas e outros fatores do ego como: para que serve isso?...Vamos reservar nossas dúvidas para um segundo momento.
Espero que as considerações que farei aqui facilitem a abertura destas portas. Que estimulem as pessoas a descobrir a mágica do universo!
Pensemos:
"Aquilo de que necessitamos é imaginação. Precisamos descobrir uma nova visão do mundo". - Richard P. Feuman.
Porque sem dúvidas:
"Não há esperança para teorias que, à primeira vista, não pareçam malucas".
- Freemam Dyson.
E agora que conhecemos o mundo todo e que já não existem mais distâncias, deparamos com um obstáculo maior do que poderíamos supor: nós mesmos!

Diante da liberdade externa alcançada, de nossa capacidade de observar o mundo que nos rodeia cada vez mais de perto, nos perguntamos o que ainda nos segura? Porque não somos todos livres? Porque não somos todos irmãos? O que ainda nos prende? Como ainda permitimos que haja guerra, fome, intolerância religiosa? Que amarras são essas que nos prendem a conceitos egoístas?

Agora chegou o momento inevitável de depararmos com nossas próprias emoções! São elas que nos seguram e nos impedem de sermos livres.
O que sabemos de nós mesmos tem sido suficiente para trilharmos um caminho pleno de realizações?

Consigo ser mestre de minhas próprias emoções? Sou eu quem controla minhas emoções, ou são elas que comandam minha vida? Vejo todos os dias pessoas sucumbirem pela raiva, medo, culpa, preguiça diante da própria ignorância, dificuldades em lidar com os desejos efêmeros que trazem pequenos prazeres: comida, bebida, drogas, sexo, lamentações, vitimizações, refutação ou negação dos próprios erros e dificuldade em admiti-los e absorvê-los como experiência, etc...

A boa notícia é que chegou o momento da libertação. Só mesmo depois que os navios zarparam dos cais lá na Idade Média, desencadeando uma liberdade de ação no mundo, pudemos nos deparar com as diferenças culturais e individuais, que nos levou à necessidade de convivência com nossos irmãos diferentes de nós. Esta dificuldade nos leva às amarras internas que impedem nosso espírito de zarpar do porto da matéria.
Se já sabemos que é assim e ainda não estamos no caminho da nossa libertação interna, não pensemos que há algo errado em nós. O caminho é mesmo para ser feito em etapas. E não é simples. Temos hoje muitas informações, mas não sabemos muito bem o que fazer com elas. Vemos a maior parte das pessoas ainda se debatendo contra o óbvio, segurando-se ainda num ceticismo perverso que volta contra a própria pessoa, mas que os mantém na ilusão da felicidade fácil que se compra no shopping.
Para aqueles que despertaram e não sabem muito bem como fazer as coisas funcionarem, diferentemente da grande massa, devemos encontrar uma forma na qual nos sintamos caminhando noutra direção: aquela que vai nos tirar da ilusão deste mundo material e nos retirar da roda encarnatória!

É claro que o que escrevo aqui não é novo. Desde tempos imemoriais os grandes mestres nos dizem as mesmas coisas: precisamos nos purificar, sutilizar, melhorar nossa "energia", para alcançarmos um estado de consciência melhor do que tem sido possível neste planeta.
E o que temos visto são pessoas apegadas a conceitos religiosos, numa tentativa insólita de passivamente, alcançarem o "reino dos céus".
Não! Não poderá ser de forma passiva! Deverá ser de forma pacífica, mas não passiva. Teremos que nos mudar! Como seres imperfeitos que somos, a única modificação que teremos que fazer será em nós mesmos. E teremos que fazer sozinhos. Somos, de fato, nossos piores inimigos. Encarar os próprios defeitos não é fácil, nem simples. Há toda a questão do inconsciente que nos sabota. Somos seres desejantes. Vivemos pelo princípio do prazer.

"As forças de diminuição são as nossas verdadeiras passividades. O seu número é imenso, as suas formas infinitamente variáveis, a sua influência contínua. Em certo sentido, é de pouca importância o escaparem-se nos as coisas, porque podemos sempre imaginar que elas nos voltarão às mãos. O terrível para nós é o escaparmos nós às coisas por uma diminuição interior e irreversível. Humanamente falando, as passividades de diminuição internas formam o resíduo mais negro e mais desesperadamente inutilizável dos nossos anos". - Disse Taillard de Chardin.

Ao longo da história do homem no planeta terra, desde as cavernas, temos visto nossa raça sair de um estado bruto, animal, para lentamente atingir a divindade em nós! Precisamos nos libertar das amarras que nos prendem ao mundo material. Estamos já bastante evoluídos nas tecnologias, mas ainda não sabemos quem mora em nós; esse outro EU que precisa ser compreendido e tratado.
Todos conhecemos fórmulas externas que se nos apresentam para que a transformação se processe. Indiscutível seu valor. Seja o que for que façamos, servirá de amparo ao nosso frágil ego. Podemos rezar, cantar mantras, dançar, cozinhar para Deus, acender velas, fazer cultos, frequentar missas, palestras... Mas conhecemos muitas pessoas que mesmo praticando todos esses rituais, comprovam que a teoria na prática é outra coisa. Mas, o que Deus espera realmente de nós?
Num diálogo com Deus, Taillard de Chardin fala: "Outrora, carregava-se para vosso Templo as primícias das colheitas e a flor dos rebanhos. A oferenda que esperais agora, aquela de que tendes misteriosamente necessidade cada dia, para aplacar vossa fome, para acalmar vossa sede, não é nada menos do que o crescimento do mundo impelido pelo devir universal".
Hoje temos instrumentos suficientes para compreender as leis que regem o universo. Quem se interessa por isso? E quando alguém vai à mídia falar sobre o extra natural... Escândalo! Logo é taxado de louco.

Afinal, o que queremos? O que esperamos da vida? O que nos traz paz? Qual o propósito da existência humana neste planeta finito? O que estamos fazendo com as informações que nos trazem os cientistas de que a Terra está se esgotando?
Bem, não podemos mudar o outro, portanto não podemos mudar o mundo. Mas podemos e devemos mudar a nós mesmos. Podemos e devemos observar o tanto que fazemos errado nas pequenas coisas do nosso cotidiano conturbado. Se cada um cuidar de si, o mundo se transforma. Não podemos esperar que o mundo mude para fazer aquilo que sabemos ser o correto. Temos que nos mudar agora! Fazer cada um por si, sem desculpas. Como posso exigir um mundo bom, se não faço aquilo que tenho que fazer por mim mesmo?

Então, pare de reclamar e... Mãos à obra.
Tire os pés do chão, MUDE!

Em questões energéticas, mentais e espirituais, lidamos com hipóteses. Já abri mão de confiar apenas no que é comprovado pela ciência material. A ciência tem limites. Seus limites são a matéria em três dimensões. Ora, há mais de 100 anos temos o legado de Einstein e de Freud que, juntos, nos dizem de algo além da matéria visível: O tempo é relativo, o pensamento propaga em ondas e nossa mente não é nosso cérebro.
A mente não pode ser medida com nenhum instrumento científico e, no entanto, pensamos. O que há além do corpo? A mente, claro! Mas ela não pode ser vista! Podemos fazer tomografias computadorizadas, as mais avançadas, que não vamos encontrar os pensamentos. Mas eles não só existem como também determinam nossa qualidade de vida.

E agora, o que se faz? Descartamos tudo por não ser possível comprovar? Ou aprendemos a lidar com hipóteses e esperar que o universo nos dê respostas através de nossa percepção e intuição, que certamente irá se abrindo à medida que nos abrimos para as hipóteses?

"Temos apenas que crer. Em seguida, pouco a pouco, veremos o horror universal descontrair-se e sorrir para nós." -Taillard de Chardin.

Nosso lugar de poder


Nosso lugar de poder


Somos a expressão e a manifestação da Divindade. Para que pudéssemos existir na terceira dimensão, a Consciência Divina "se projetou e imprimiu" as energias necessárias à nossa existência individual, criando assim, um lugar energético especificamente para nós, para que pudéssemos nos expressar a partir dele. Esse lugar contém todas as forças, diretrizes, potências e impulsos, necessários ao desenvolvimento da nossa missão de vida.

Esse lugar de poder foi criado para que sua força de luz nos impulsionasse nos conduzindo ao desenvolvimento de nossos dons, capacidades e potenciais criativos que carregamos impressos em nosso ser. Tudo o que Somos e contemos em poderes de luz, se potencializa e nos leva à conexão com a Mente Divina quando estamos dentro de nosso lugar de poder, levando-nos a expressar nossa Luz de forma intensa, irradiando-a a todos. Fora de nosso lugar de poder, somos como um vagalume voando de um lugar a outro, sem pousar em um lugar específico, acendendo e apagando sua Luz, sem mantê-la acesa e firme.

Quando nascemos somos pura Luz e entramos diretamente nesse lugar de poder que nos acolhe e fortalece. Porém, justamente ao ingressarmos no mundo, quando estamos brilhando intensamente, sentimos a força da negatividade existente na dualidade, e as energias negativas emanadas pelas pessoas que nos recebem, nossos familiares. Sentimo-nos ameaçados e desprotegidos de imediato. A simples "saída" do ventre materno, onde éramos supridos em todas as nossas necessidades e nos sentíamos protegidos, já nos traz a sensação de desproteção e abandono. Logo de inicio fazemos uma associação negativa entre a expressão de nossa luz divina e a força da negatividade ameaçadora. A conclusão que tiramos é que é muito perigoso brilhar manifestando nossa luz.

Com o passar do tempo, enquanto crescemos, percebemos que quanto mais estamos firmados nesse lugar de luz, mais brilhamos e mais nos expressamos com força e poder, e que isso chama a atenção e incomoda aqueles que não reconhecem seus próprios poderes e brilho, fazendo com que queiram "tomar nossos poderes de luz" e nos tirar de nosso lugar de poder. Isso se torna uma grande ameaça para nós e concluímos que é perigoso demais estarmos em nosso lugar de luz e que, se desejamos estar seguros, devemos abandonar nosso lugar. E assim o fazemos.

Porém, fora de nosso lugar de poder, fica muito mais difícil manifestarmos nossa expressão divina para realizarmos nosso propósito. Vamos enfraquecendo, perdendo a intensidade de nossa luz, tentando desesperadamente encontrar algum lugar onde possamos novamente sentir a segurança e a força de nossa expressão. Mas não há nenhum outro lugar que possa nos trazer essa força. O tempo passa e acabamos esquecendo daquele lugar, e passamos a viver como errantes, criando falsos lugares de poder.

Infelizmente, não sabíamos que o lugar de poder é verdadeiramente de poder e que nenhum mal nos aconteceria se nos mantivéssemos firmes nesse lugar, a despeito de qualquer agressividade ou ameaça manifestada contra nós.

Somente para lembrar, assim como os outros nos influenciam negativamente para que deixemos nosso lugar de poder, nós também fazemos o mesmo com os outros. Não existem vítimas, somente responsáveis.

Se somos capazes de constatar que estamos fora de nosso lugar de poder, somos também capazes de resgatar nosso lugar, reassumindo todas as energias de luz e poder que ele contém. Para isso, basta que tenhamos uma Vontade Forte, pedindo e buscando o apoio Divino para potencializar nossa vontade, com a intenção de reencontrarmos e reassumirmos o lugar que é nosso, de direito. Devemos fazer isso através da meditação, com total atitude de abertura e entrega ao Divino que há em nós e em conexão com a Mente e o Coração de Deus, a pura Consciência Divina, pedindo para sermos levados e conduzidos ao nosso lugar de poder.

Nesta meditação, sentiremos a conexão com nosso lugar e sentiremos sua força nos "puxando" para ele. Porém, a crença de que é perigoso estar nesse lugar, continua viva em nós, assim, ao nos sintonizarmos a ele, sentiremos sua intensa vibração que nos causará profunda emoção e a sensação de termos encontrado nosso "verdadeiro lar", ao mesmo tempo em que sentiremos emoções e sentimentos confusos, de angústia, medo, desconforto e uma certa rejeição ao lugar poderá se manifestar. Isso será perfeitamente normal, justamente por associarmos esse lugar a algo ruim e perigoso. Conscientes disso, deveremos nos manter firmes em nosso propósito. Diante da proximidade do retorno ao nosso lugar, de onde extrairemos forças e poder para firmarmo-nos em nosso propósito de vida, inevitavelmente o ego irá entrar em pânico e fará o possível para nos fazer desistir do lugar. Ele intensificará os desconfortos, fará com que sintamos muito medo do lugar. Isto poderá fazer com que algumas cenas de acontecimentos dolorosos em nossa infância, possam se mostrar a nós como um filme, passando rapidamente "partes" de cenas que não queremos ver e nem sentir as emoções dolorosas a que elas nos remetem. Reafirmo que deveremos persistir, mesmo se essa meditação nos trouxer muitas sensações ruins, pois é preciso que enfrentemos nossas crenças, nossos traumas e medos, deixando-os apenas se soltarem de nosso inconsciente, passando rapidamente por nossa mente. Isso é pura liberação de conteúdos. As sensações desagradáveis somente se intensificam porque, como eu já disse, o ego tenta potencializá-las para que venhamos a desistir da meditação e, consequentemente, da intenção em resgatarmos e reassumirmos nosso lugar de poder. Nesta firmeza de propósito, sem lutar contra o que está acontecendo de ruim dentro de nós, as energias negativas se dissiparão e iremos sentir alivio e serenidade.

Para que possamos verdadeiramente resgatar nosso lugar de poder, precisaremos fazer essa meditação algumas vezes, até que as sensações desagradáveis não ocorram mais e as sensações de prazer, certeza, satisfação e força aconteçam com mais frequência e intensidade. Ficamos muito tempo fora de nosso lugar, sustentando a crença de que era perigoso estar dentro dele, por isso, precisamos ser pacientes e amorosos conosco. Precisaremos de um tempo até nos acostumarmos novamente com as forças de luz de nosso lugar de poder. Passamos a vida acreditando que expressar nossa luz e poder era ruim, agora precisamos reaprender a viver na luz de nosso ser, para voltarmos a acreditar na vida e deixar fluir e acontecer...

Fonte-www.stum.com.br/Teresa Cristina Pascotto